Manuel Carlos Aranha, ou Carlito Aranha, é um brasileiro de São Paulo, fazendeiro experiente e que nos idos da década de 50 foi aos Estados Unidos conhecer uma experiência diferente de fazenda. Tratava-se da Malabar Farm, situada em Pleasant Valley em Ohio. Em inglês perfeito, Carlito descreveu a um jovem casal o seu país como uma enorme região agrícola ainda em início, que devidamente explorada poderia transformar o Brasil em um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.
E o que seria esta forma de exploração diferente? Segundo o relato do jovem casal, Carson e Ellen Bromfield, Carlito pensava na experiência da Malabar Farm como um modelo adequado. Segundo Ellen Bromfield, “muitos brasileiros sentiam que uma Malabar Farm no Brasil, poderia influenciar o ressurgimento sadio da agricultura, arrancando-a da monocultura para a policultura menos vulnerável a flutuações de preços e mais proveitosa para o sustento de um país enorme e com uma população cada vez maior.”
Os brasileiros já tinham escolhido o local da futura fazenda. Era um terreno fora do comum, com grandes campos planos, morros de suaves declives e água abundante; perfeita para irrigação de verduras e criação de bom gado para carne e leite. Mas não estava sendo cultivada há 15 anos e agora a cada ano dava maior prejuízo a seu dono, um homem de negócios de São Paulo. Os sinais de degradação eram evidentes, a presença de um gado magro, instalações mal cuidadas, trabalhadores vivendo a míngua e enormes ninhos de formiga saúva.
Ao final das conversas, o jovem casal construiu o seu sonho de vir ao Brasil e começar um trabalho novo. Em 12 de maio de 1953, após uma visita a fazenda, aceitaram o desafio de limpar, recuperar e trabalhar a terra. De livros escritos pelos mestres em agricultura na Inglaterra, América, França, Alemanha e Brasil, das experiências em Ohio e de conhecimentos práticos, foi escolhido um programa que não prometia nenhum lucro durante o primeiro ano senão o de tornar a terra de novo rica e produtiva. Um grupo de empresários se formou para fornecer o capital inicial para o empreendimento, e entre eles Dr. Celso Santos, cuja família acabou assumindo a continuidade da Fazenda Malabar até os dias de hoje.
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.